Provérbios 3:5-6

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas
.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

POR QUE ADOECEMOS?

 POR QUE ADOECEMOS?

Em mais um post que dedico para tirar dúvidas de novos convertidos, hoje dedico a este tema que gera bastante debate entre os cristãos. A pergunta que me foi feita é a seguinte:

 - Doença não é coisa de Deus. Por que ficamos doentes? Por que existem crianças que já nascem doentes?

Talvez você pode até achar que esta é uma dúvida recente, mas nos dias de Jesus, após a realização de uma cura, os discípulos de Jesus chegaram a questioná-lo: "Mestre quem pecou para que este homem nascesse cego, ele ou seus pais?" (João 9.2)

A doença em si é algo específico, mas gostaria de abordar o sofrimento de uma forma geral. Ainda hoje prevalecem essas conjecturas: "Sofremos porque nossos pais pecaram" - dizem uns. "Sofremos - argumentam outros - porque nós mesmos pecamos em tempos remotos; pagamos dívidas antigas, a fim de evoluirmos espiritualmente.". Questões e teorias ainda são levantadas quando trata-se de cristãos: "Deve ser algum pecado não confessado"; "Uma maldição hereditária"; "Uma vida cristã falsa"; Deve ser avarento"... Quantas e quantas hipóteses aparecem quando alguém que é justo está passando pelo sofrimento. A Bíblia pode nos esclarecer sobre este assunto tão polêmico no meio da igreja, com detalhes fundamentais: as verdades claras, vindas do próprio Deus, para que conheçamos mais da nossa peregrinação aqui nesta terra, trazendo à luz a essência do Evangelho.

Pergunta-se então ao próprio Cristo:

 - Terá o sofrimento caráter tão somente negativo?

Eis a resposta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso aconteceu para que se revelasse a glória de Deus" (João 9.3). E para que coisa mais positiva do que revelar-se a glória de Deus entre os homens?

Pra melhorar o teu entendimento, vamos meditar num texto (palavras do próprio Senhor Jesus):

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou." João 15.18-21

Neste pequeno texto, encontramos alguns motivos do sofrimento:

Nós não somos do mundo (sistema dominado e dirigido por satanás) - I João 2.15-17; 5.19; Tiago 4.4)

O Senhor Jesus disse também em Mateus 5.14 que somos a luz do mundo, isto é, somos luz no meio da humanidade corrompida. A luz (eu, você) incomoda as trevas (o mundo), pois elas não suportam a luz. Por causa do nosso estilo de vida, modo de agir, sentir, pensar e nossa refutação a tantas coisas ruins somos então pressionados pelo mundo que nos odeia e aí sofremos injustiças, calúnias, difamações, somos discriminados e experimentamos o preconceito, as humilhações, perseguições, somos apelidados maldosamente, evitados, etc.


Princípio: o servo não é maior do que o seu Senhor.

"Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando". I Pedro 4.13.

Se o Senhor sofreu, também sofremos, não por causa do pecado, mas sim porque imitamos a Cristo, e sabemos que a maioria da humanidade ainda não O reconheceu. Da mesma forma que os judeus não aceitaram a palavra de Jesus, de modo que pediram a sua crucificação, hoje muitos países do mundo matam e aprisionam os missionários cristãos.


Motivo: Por causa do nome de Cristo.

"Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome." I Pedro 4.14-16

O nome de Cristo continua sendo perseguido e odiado por vários lugares onde Ele é anunciado. Mesmo aqui no Brasil, onde há uma liberdade religiosa, Cristo tem menor reconhecimento que Maria, Iemanjá, Chico Xavier, Roberto Carlos, Padre Cícero, Aparecida, Pelé e outros. Aquele que defende o nome de Cristo, que vive, se move e existe por Ele, sofre perseguições e afrontas (Atos 5.40,41). O diabo tem pavor do nome de Jesus por causa da Sua autoridade (Marcos 16.17). Mas sabemos que o proferir só o nome de Jesus, em alguns casos, não é suficiente, não por causa do nome, mas pela conduta de quem profere (Atos 19.13-16). Este é um dos motivos pelo qual nosso maior inimigo investe contra nossas vidas.

Apenas neste texto encontramos alguns motivos, entre tantos, pelos quais sofre o justo. Mas, serão suficientes para convencer certos cristãos? Vamos analisar mais alguns motivos bíblicos acerca do sofrimento do justo:

 1 - sofre por causa das leis naturais;

 2 - sofre pela falta de sabedoria em algumas situações;

 3 - sofre por causa da permissão de Deus;

 4 - sofre para crescer espiritualmente;

 5 - sofre para corrigir alguma área defeituosa da vida;

 6 - sofre para a unidade dos verdadeiros cristãos, ajudando-vos mutuamente;

 7 - para Deus revelar grandes coisas - através do sofrimento podemos experimentar dos milagres e experiências sobrenaturais com Ele;

 8 - para alcançar uma autoridade espiritual; etc...


Deu pra entender?


@thimarins

Nenhum comentário:

Postar um comentário