Provérbios 3:5-6

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas
.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

7 COISAS ABORRECEM AO SENHOR ,1 ELE ABOMINA



   7 Coisas que Deus detesta

         

                  


Se quisermos conhecer o caráter de Deus, precisamos  examinar a sua Palavra. Orar  somente não basta, é necessário que tenhamos apego à Palavra de Deus, pois como o salmista diz  “Lâmpada para os mus pés e Lua para o meu caminho é a Tua Palavra” (Salmos 119:105).A Palavra de Deus  tem o poder de nos dar a direção correta a seguir. E foi examino a Palavra que  um trecho de Provérbios me chamou atenção:


Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta:
olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal,
a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos. 
Provérbios 6:16-19


Nesses versículos vemos o Rei Salomão  citando sete coisas que o Senhor detesta,:

 1. Olhos Altivos:  Altivo tem o mesmo significado de arrogante, orgulhoso, ou seja, Deus detesta pessoas orgulhosas, o  apóstolo Tiago também nos alerta sobre essas questão:

Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".Tiago 4:6


O Senhor resiste aos orgulhosos.Enquanto nós tivermos o coração cheio de  arrogância, Deus estará se opondo a nós, e como isso é triste ! Pois se o próprio Deus se opor a nós o que podemos fazer ??  Precisamos reconhecer sempre a soberania de Deus, e deixar ele ser Deus em nossas vidas.Precisamos aceitar que nada somos sem Deus, e que  Ele é o dono das nossas vidas.Se por acaso o seu coração  está altivo, se arrependa hoje mesma, e deixa Deus ser Deus em todas as áreas da sua vida.

2. Língua MentirosaA mentira sempre foi abominável ao senhor, a final quem é o pai da mentira??? O Próprio diabo. Mentir não é nada legal, e traz conseqüências para as nossas vidas. O Senhor nos alerta  que os mentiroso ficarão de fora  no Grande Dia :

Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.Apocalipse 22:15

Meus queridos, não mintam ! Pois uma mentira jamais ficará impune:

A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras perecerá.Provérbios 19:9

Mais cedo ou mais tarde ela virá a tona, e você será envergonhado.

3.Mãos que derramam sangue inocenteQuando paramos para ver  os noticiários, ficamos perplexos  ao ver o número de pessoas que são mortas todos os dias.Até mesmo crianças  estão morrendo de maneiras brutais.E o  Senhor detesta isso.Posso imaginar como o Espírito Santo deve ficar triste ao ver  essas coisas acontecerem.Mas você deve estar pensando: ufa! Dessa eu escapei, nunca matei e nem pretendo matar alguém !! Mas o apóstolo João nos deu o seguinte alerta:




Quando odiamos o nosso irmão, estamos emparedados com assassinos. E agora? Você tem matado alguém?



 4. Coração que traça planos perversos O que tem passado pela sua cabeça? O que você tem planejado? Coisas boas? Que visam o bem de todos? Ou você tem planejado o seu sucesso acima de qualquer coisa ou pessoas?

Achamos que planos perversos são somente atentados, chacinas, roubos. Mas não é só isso.Todas as vezes que planejamos algo que irá prejudicar  a alguém, estamos tendo um plano perverso, afinal o Senhor nos pede para amar o próximo como a nós mesmos, e esse é o segundo maior mandamento.
Quando você planejar algo para a sua vida, tome cuidado para que os seus planos não prejudiquem outras pessoas.

5.Pés que se apressam para fazer o mal: A nossa natureza humana e corrompida  têm sempre uma inclinação para fazer o mal, e nós batalhamos  todos os dias para vencer  essa natureza.Contudo, alguns de nós não fazem tanta questão de tentar  resistir, e vão correndo ao encontro  do pecado.Contudo o senhor detesta  os pés que se apressam para fazer o mal. Lembre-se que  o pecado em nossas vidas deve ser um acidente, e não algo proposital. Ao invés decorrer ao encontro do mal, fuja dele.

 6. Testemunha falsa que espalha mentiras:Esse item parece com a descrição da língua mentirosa, mas contem um agravante: “Espalha a mentira”,  muito pior do que inventar uma mentira, é inventar e sair espalhando.Tome cuidado ao ouvir algo que você não tem certeza, se você passar para outras pessoas,pois além de estar fofocando,você estará espalhando uma mentira também.


7. Aquele que provoca discórdia entre irmãos: Para que haja uma discórdia entre irmão é preciso muito pouco, e para evitar é preciso muito esforço. Vemos pessoas acabando com uma grande amizade por coisas pequenas.Sou totalmente contra isso.Desde pequena aprendi a lição desse versículo:

Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos. 
Provérbios 17:9

Não semeie discórdias trazendo a tona  coisas do passado.Até mesmo “ não levar desaforo para casa” pode semear as discórdias. Confesso que eu levo desaforo  para casa, ou melhor deixo onde ele está, não  pego para mim, e saio bem melhor.Quando insistirmos em mostrar a nossa razão estamos “ revolvendo o assunto” e podemos assim separar grandes amigos.Não faça isso.

Certa vez ouvi a seguinte frase: ‘”Você quer ter razão ou ser feliz?” Eu escolhi ser feliz. Escolha você também!


Espero que o post contribua para aumentar o seu desejo de conhecer o caráter de Deus e de fazer a Sua Vontade, que é boa, perfeita e agradável.

Fiquem com Deus e até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário