-
Cristão de aparência ou essência? Os dois, por favor.
Quando o assunto é a aparência física e a conduta cristã, fico feliz em ver que muita gente se mostra disposta a mudar até mesmo a vestimenta por amor a Deus. Mas nem todos acham isso necessário. No meio de tantas demonstrações de pensamentos, alguns argumentos me chamam a atenção: “Até parece que Deus liga para o que visto. Tem tanta coisa mais importante no mundo para Ele se preocupar”, dizem alguns leitores. “De que adianta se vestir igual a uma santinha e ter o coração todo errado?”, questionam algumas garotas. “O importante é ter o caráter cristão. O que eu visto não muda minha fé nem quem sou”, comentam outros participantes.Sabe o que é interessante? Todas essas afirmações têm um pouco de verdade, mas sua essência é enganosa, pois não devemos dar a Deus nosso “menos pior” (se posso assim dizer). Ele quer de nós um posicionamento bem definido. Ou você é quente, ou frio. Não existe meio-termo. Realmente não adianta ter uma aparência cristã e, por dentro, estar distante de Deus. Uma coisa é certa: é necessária uma mudança completa, interna e externa. As roupas não lhe definem, mas revelam muito da sua alma. É fácil praticar a hipocrisia, mas é impossível ser puro por dentro e não transparecer essa condição por fora.O povo adora publicar nas redes sociais e gritar ao mundo que não está nem aí para o que pensam a seu respeito. Muitos dizem que a aparência não importa, muito menos no universo religioso, afinal, a Bíblia diz que “o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (I Samuel 16:7). Então, será que Ele não se importa com a aparência e só vê o interior? Espere… Tem algo escrito antes disto que dá mais sentido ao pensamento: “Não considere a sua aparência nem sua altura”. A mensagem deste texto é que não se pode menosprezar alguém por causa de sua aparência. Deus havia pedido que Samuel procurasse um novo rei para Israel, mas que na busca não julgasse ninguém pelo seu exterior. Lembra quem foi o escolhido? Davi, o pastor de ovelhas, caçulinha entre os irmãos. Se você ainda acha que Deus vê apenas o coração, e nunca a aparência, veja o que Ele diz: “Afaste-se de toda aparência de mal” (I Tessalonicences 5:22).Certa vez, Márcio, um corintiano, combinou de assistir com seus amigos a um jogo decisivo contra o Palmeiras. A galera se reuniu no quintal enquanto aguardava o início da partida. Todos estavam empolgadíssimos, até que Márcio chegou e os deixou assustados. Ele vestia uma roupa verde e branca! Seus amigos ficaram chocados. Aquele era um momento importante para eles, no qual deveriam mostrar de todas as formas possíveis de que lado estavam. Márcio parecia um palmeirense, e não um corintiano. Vendo a indignação dos amigos, ele disse:
— Calma, gente. Estas cores não mudam o que sinto pelo nosso time!— Márcio, um verdadeiro torcedor jamais aceita se parecer, por pouco que seja, com seu rival.
A imagem é muito importante quando fazemos parte de um grupo especial. Como cristãos, somos tentados a nos parecer com o time adversário, muitas vezes acreditando que essa semelhança não afeta nossa relação com o Pai e nem o nosso exemplo para o mundo. Vista a camisa do seu time! Isto pode ser mais literal do que você imagina. E não se engane achando que Deus faz uma seleção do que é mais importante a fim de não perder tempo com coisas supérfluas. Para quem é onisciente e onipotente não existe este tipo de distinção. Não diga: “Até parece que Deus liga para o que visto se tem tanta coisa mais importante no mundo para resolver”. TUDO o que faz parte da vida humana afeta o plano da redenção, por isso Ele considera de extremo valor direcionar sua atenção a cada detalhe que nos cerca. - Por Emanuele Salles
Provérbios 3:5-6
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
Cristão de aparência ou essência?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário