Provérbios 3:5-6

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas
.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cristão de aparência ou essência?










  •                                                            

    Cristão de aparência ou essência? Os dois, por favor.


    Quando o assunto é a aparência física e a conduta cristã, fico feliz em ver que muita gente se mostra disposta a mudar até mesmo a vestimenta por amor a Deus. Mas nem todos acham isso necessário. No meio de tantas demonstrações de pensamentos, alguns argumentos me chamam a atenção: “Até parece que Deus liga para o que visto. Tem tanta coisa mais importante no mundo para Ele se preocupar”, dizem alguns leitores. “De que adianta se vestir igual a uma santinha e ter o coração todo errado?”, questionam algumas garotas. “O importante é ter o caráter cristão. O que eu visto não muda minha fé nem quem sou”, comentam outros participantes.
    Sabe o que é interessante? Todas essas afirmações têm um pouco de verdade, mas sua essência é enganosa, pois não devemos dar a Deus nosso “menos pior” (se posso assim dizer). Ele quer de nós um posicionamento bem definido. Ou você é quente, ou frio. Não existe meio-termo. Realmente não adianta ter uma aparência cristã e, por dentro, estar distante de Deus. Uma coisa é certa: é necessária uma mudança completa, interna e externa. As roupas não lhe definem, mas revelam muito da sua alma. É fácil praticar a hipocrisia, mas é impossível ser puro por dentro e não transparecer essa condição por fora.
    O povo adora publicar nas redes sociais e gritar ao mundo que não está nem aí para o que pensam a seu respeito. Muitos dizem que a aparência não importa, muito menos no universo religioso, afinal, a Bíblia diz que “o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (I Samuel 16:7). Então, será que Ele não se importa com a aparência e só vê o interior? Espere… Tem algo escrito antes disto que dá mais sentido ao pensamento: “Não considere a sua aparência nem sua altura”. A mensagem deste texto é que não se pode menosprezar alguém por causa de sua aparência. Deus havia pedido que Samuel procurasse um novo rei para Israel, mas que na busca não julgasse ninguém pelo seu exterior. Lembra quem foi o escolhido? Davi, o pastor de ovelhas, caçulinha entre os irmãos. Se você ainda acha que Deus vê apenas o coração, e nunca a aparência, veja o que Ele diz: “Afaste-se de toda aparência de mal” (I Tessalonicences 5:22).
    Certa vez, Márcio, um corintiano, combinou de assistir com seus amigos a um jogo decisivo contra o Palmeiras. A galera se reuniu no quintal enquanto aguardava o início da partida. Todos estavam empolgadíssimos, até que Márcio chegou e os deixou assustados. Ele vestia uma roupa verde e branca! Seus amigos ficaram chocados. Aquele era um momento importante para eles, no qual deveriam mostrar de todas as formas possíveis de que lado estavam. Márcio parecia um palmeirense, e não um corintiano. Vendo a indignação dos amigos, ele disse:
    — Calma, gente. Estas cores não mudam o que sinto pelo nosso time!
    — Márcio, um verdadeiro torcedor jamais aceita se parecer, por pouco que seja, com seu rival.
    A imagem é muito importante quando fazemos parte de um grupo especial. Como cristãos, somos tentados a nos parecer com o time adversário, muitas vezes acreditando que essa semelhança não afeta nossa relação com o Pai e nem o nosso exemplo para o mundo. Vista a camisa do seu time! Isto pode ser mais literal do que você imagina. E não se engane achando que Deus faz uma seleção do que é mais importante a fim de não perder tempo com coisas supérfluas. Para quem é onisciente e onipotente não existe este tipo de distinção. Não diga: “Até parece que Deus liga para o que visto se tem tanta coisa mais importante no mundo para resolver”. TUDO o que faz parte da vida humana afeta o plano da redenção, por isso Ele considera de extremo valor direcionar sua atenção a cada detalhe que nos cerca.
  • Por Emanuele Salles

Há amigos mais chegados que irmãos (Provérbios 18:24)


AMIGO: "HÁ AMIGO MAIS CHEGADO QUE IRMÃO"

"Não sejas freqüente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça" (Provérbios 25:17)

Uma das coisas mais bela que a vida nos reserva é a capacidade de fazer e ter amigos. O poeta popular canta: “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.  A Bíblia nos ensina: “Em todo tempo ama o amigo e na angustia se faz o irmão”. Entretanto, é preciso muita sabedoria para construir e manter um relacionamento entre amigos.
Ouvi uma estória que dois amigos estavam viajando e precisavam atravessar um lago,  eles começaram a nadar, porém, um dos amigos começou a cansar e o outro num esforço espetacular conseguiu ajudá-lo a atravessar o lago. Depois que descansaram ele então escreveu na rocha: no dia tal de tal salvei meu amigo. Continuaram a caminhada e em um determinado momento começaram a discutir, após  o bate boca ele escreveu na areia: no dia tal de tal briguei com meu amigo, o outro não contendo a curiosidade, perguntou: “Porque lá atrás você escreveu na rocha e agora escreve na areia?” . O amigo respondeu: Porque as coisas boas devem ser escritas na rocha para que durem eternamente e as coisas negativas na areia para que o vento logo apague”.
Coisa sensacional é ter amigos com quem a gente possa conversar, compartilhar, brincar, fazer raiva, passar raiva. Amigo é uma jóia preciosa!
Ouvi a estória que um fazendeiro era fascinado por jóias. Ele tinha uma grande fazenda que herdou de seus pais.  Ele não conhecia toda extensão da fazenda, não dava o devido valor a sua herança. Um dia passeando na  cidade, passou por uma loja onde haviam varias joias preciosas, ele ficou encantado por uma joia enorme, linda, porém muito cara. Ele vendeu a fazenda para comprar aquela jóia, entretanto, quem comprou a fazenda encontrou uma mina de joias preciosas.
Meu amado(a), essas duas estórias nos ensina princípios fundamentais para uma grande e preciosa amizade.
1 – Precisamos de sabedoria.  
           Sabedoria para entender que na caminhada sempre teremos momentos agradáveis e desagradáveis entre amigos. Sabedoria para valorizar os bons momentos e deletar os momentos negativos que surgem na caminhada. Tem muita gente valorizando o negativo ao invés de valorizar os momentos positivos.
2 – Precisamos valorizar as pessoas que convivem conosco.
             A exemplo daquele fazendeiro, tem muita gente procurando joia preciosa distante do convívio comum. Porém, se olharmos com maturidade e discernimento vamos perceber que ao  nosso redor existem pessoas que são verdadeiras jóias preciosas.
Deus abençoe e te conceda a graça de fazer e conservar amizades verdadeiras. Jóias preciosas que convivem com você no seu dia a dia. Procure descobrir e perceber o lado positivo dessa amizade e certamente você será feliz.    


Por ipcentralgaranhuns

sábado, 15 de fevereiro de 2014

OBEDECENDO ÀS AUTORIDADES



Você sabia que existem pessoas que ajudam ao Senhor Jesus na nossa educação e cuidado espiritual? E devemos obedecer-lhes assim como obedecemos a Deus.  Que pessoas são essas? 

Mamãe e papai: (Nos alimentam, cuidam da nossa saúde, do nosso estudo e educação e nos protegem de todo mal, também nos guiam nos caminhos de Deus)

Avós: (Eles oram por nós, nos educam, contam historias engraçadas, nos compram coisas, nos mimam, etc.)

Líderes espirituais: (Oram por nós, nos ensinam a Palavra de Deus, nos treinam para sermos parecidos com Jesus)

Professores de escola: (nos estimulam a sermos inteligentes e criativos, nos ensinam uma porção de coisas que não sabemos, e nos preparam para sermos prósperos)

(Entre muitos outros: irmão mais velho,tios,policiais,etc.)

# Você sabe o que é obediência? Obediência é fazer o que alguém mandar.

O que aconteceria se ninguém obedecesse? O que aconteceria se cada um fizesse o que bem entendesse?

E o que aconteceria na escola, se as crianças nem os professores obedecessem às regras? 

E na sua casa?  O que aconteceria?

O que significa obedecer?

Sem ordem e obediência é impossível viver! Quando cada um faz o que quer, vem a desordem e o caos.

Para que servem as autoridades?

Autoridades são pessoas que colocam limites, põem ordem, nos protegem, nos ajudam a respeitar a outros e a viver em paz. Existem autoridades em nossa casa, na escola, na igreja, no país, entre outros.


EM CASA

Quem são as autoridades em casa?

Os Pais , Avós, Tios etc

O que devemos fazer segundo (Efésios 6:1-3) em nosso relacionamento com essas autoridades?

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra

NA ESCOLA

Quem são as autoridades na escola?

Professores,etc

Quais devem ser nossas atitudes para com essas autoridades, segundo (Tito 3:1-2)?

Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;
Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.


NA IGREJA

Quem são as autoridades na igreja?

Pastores, Mestres,Obreiros,Lideres,Missionários,Diáconos e Evangelistas.

O que devemos fazer em resposta às orientações dessas autoridades, segundo (Hebreus 13:17)?

Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

NO PAÍS

Quem são as autoridades no país, no estado e na cidade?

Presidentes , Governadores , Senadores, Prefeitos etc

O que devemos fazer com essas autoridades, segundo (Romanos 13:1-2)?

Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridades que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
Por isso quem resiste à autoridades resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridades? Faze o bem, e terás louvor dela.

Romanos 13:1-3

Vejamos em (Romanos 13:1), quem é a autoridade máxima. Com certeza, é Deus! É Ele quem colocou essas autoridades para serem obedecidas! E quando as respeitamos e obedecemos é de fato como se estivéssemos respeitando e obedecendo a Deus!

A obediência faz com que vivamos uma vida em segurança e evita muitas confusões e problemas. Se formos obedientes poderemos desfrutar o melhor desta terra e das bênçãos que Deus quer nos dar.

Vejamos quais as bênçãos vem em decorrência de obedecermos ao Senhor e as autoridades.

(Provérbios 6:20-23) (Guia, proteção…)Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe;

Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço.
Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.
Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,
Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha.
Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos.
Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça da alma preciosa.


Provérbios 6:20-26 e (Efésios 6:2-3)                                                                                                    Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;                                  Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

(tudo o que fizermos sairá bem e viveremos longos dias na terra)

 REFLITA!

1)         Porque devemos obedecer às autoridades?

2)         Qual é a promessa que o Senhor faz aos filhos obedientes?

3)         Tem alguma autoridade que você tem dificuldade de obedecer? Por quê?

4)       O que você pode fazer para respeitar e honrar aos seus pais?

VAMOS ORAR

Faça uma oração de renuncia à toda forma de rebeldia e desobediência. Pois assim diz o Senhor;

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.  2 Crônicas 7:14

Porque Obedecer ?

Porque segundo ( Hebreus 13:15-17 )   a obediência também é um louvor a Deus , em I Samuel 15:22 também diz que é melhor obedecer do que sacrificar, e ainda...  nossos lideres receberam de Deus uma missão , que é nos liderar , e como diz no texto de  Hebreus 13, o farão,  mesmo com lagrimas , mas o autor também reforça que nós devemos nos cuidar para não sermos peso para estes lideres , logo também agradaremos a Deus .
A bíblia esta repleta de versículos e exemplos acerca da obediência , pois afinal o pecado entrou no mundo através da desobediência.
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor  assim como diz em Oseias 6, a Bíblia também diz que aquele que O ama  obedece a Sua palavra , então OBEDEÇA.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS ANIMAIS?


Realmente a Bíblia não menciona a ressurreição dos animais. Podemos ler apenas citações sobre a ressurreição dos justos para a salvação e acerca da ressurreição dos ímpios para a perdição (João 5:28 e 29, Apocalipse 20:5 e 6, etc.).
Conquanto as Escrituras não confirmem a existência de animais no Céu, afirmam que eles existirão na Nova Terra. Eis alguns textos que você poderá ler em sua Bíblia sobre o assunto: Isaías 11:6-9, Isaías 65:17 e 25.
Não temos como explicar plenamente como Deus trará os animais à existência na Nova Terra. O que encontramos na Bíblia é um Deus amoroso que se preocupa com todos os animaizinhos, por menores que sejam. Vejamos alguns textos bíblicos:
“Lembrou-se Deus (aqui o termo indica o interesse de Deus e Sua graça em favor de alguém) de Noé e de todos os animais selváticos e de todos os animais domésticos que com ele estavam na arca…” Gênesis 8:1. Ao orientar Noé a sair da arca, além de abençoar a raça humana o Senhor abençoou também os animais (Gênesis 8:15-17).
“Se encontrares desgarrado o boi do teu inimigo ou o seu jumento, lho conduzirás. Se vires prostrado debaixo da sua cerca o jumento daquele que te aborrece, não o abandonarás, mas ajudá-lo-ás a erguê-lo” Êxodo 23:4 e 5.
“Seis anos semearás a tua terra e recolherás os seus frutos; porém, no sétimo ano, a deixarás descansar e não a cultivarás, para que os pobres do teu povo achem o que comer, e do sobejo comam os animais do campo…” Êxodo 23:11.
“Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento…” Êxodo 23:12. Mesmo os animais devem ter o direito ao repouso sabático! (Conferir Êxodo 20:8-11).
“Quando nascer o boi, ou cordeiro, ou cabra, sete dias estará com a mãe; do oitavo dia em diante, será aceito por oferta…” Levítico 22:27. Aqui vemos que um animal recém nascido não era aceito como oferta. Deus queria que ele ficasse com a mãe. Ver também Êxodo 22:30.
“Se de caminho encontrares algum ninho de ave, nalguma árvore ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe sobre os passarinhos ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes…” Deuteronômio 22:6 (conferir também o verso 7, que mostra a preocupação de Deus com a preservação das espécies de animais).
“Não atarás a boca ao boi quando debulha” Deuteronômio 25:4. Deus não queria que o boi fosse maltratado.
“Os leõezinhos rugem pela presa e buscam de Deus o sustento” Salmo 104:21.
“Tornou o Senhor: tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?” Jonas 4:10 e 11.
“Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus” Lucas 12:6.
“Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta…” Lucas 12:24.
Além disso, a Bíblia diz que os filhos de Deus têm responsabilidades para com os animais: “o justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel” Provérbios 12:10. A escritora cristã Ellen G. White assim se expressou a respeito:
“É por causa do pecado do homem que “toda a criação geme e está juntamente com dores de parto”. Rom. 8:22. O sofrimento e a morte foram assim impostos não somente ao gênero humano, mas aos animais. Certamente, pois, ao homem toca procurar aliviar o peso do sofrimento que sua transgressão acarretou sobre as criaturas de Deus, em vez de aumentá-lo. Aquele que maltrata os animais porque os tem em seu poder, é tão covarde quanto tirano. A disposição para causar dor, quer seja ao nosso semelhante quer aos seres irracionais, é satânica. Muitos não compreendem que sua crueldade haja de ser conhecida, porque os pobres animais mudos não a podem revelar. Mas, se os olhos desses homens pudessem abrir-se como os de Balaão, veriam um anjo de Deus, em pé, como testemunha, para atestar contra eles no tribunal celestial. Um relatório sobe ao Céu, e aproxima-se o dia em que se pronunciará juízo contra os que maltratam as criaturas de Deus” Patriarcas e Profetas, p. 443.
A Palavra de Deus também afirma que um dia o Criador virá a este mundo para dar o castigo àqueles que destroem a natureza (plantas, animais, rios, etc.): “na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, assim aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra” Apocalipse 11:18.
Todos estes versos (entre outros) são bem claros: Deus ama muito os animais e Se preocupa com o bem estar de cada um deles. Isto indica que Deus tem bons planos para estas criaturinhas também. Não há como ter dúvidas.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Jovem cristão Influenciado ou influenciador ?

O açúcar na água ou o óleo na água?

Texto: Salmo 1:1
Vou ser bem prático e objetivo na pergunta:
Quando você está com seus “amigos” do “mundão”, quem chega consegue distinguir você, cristão, dos demais?
Irmão(ã), se a resposta for “não” ou um “talvez” meio de canto de boca, algo tem que ser revisto urgentemente.
Jesus nos disse em Mt 5:14-A: Vós sóis Luz do mundo…
Calma lá, se estamos em meio às trevas e não somos diferenciados como luz, estamos fora do propósito de Deus e existe algo errado conosco.
O que me motivou a escrever sobre isso foi ver a facilidade que o povo de Deus se mistura com as práticas mundanas, parece como se misturássemos açúcar na água, que se dissolve rapidamente e não conseguimos distinguir um e outro. Não estou dizendo para você acordar amanhã e dizer: não vou falar mais com A ou B. Muito pelo contrário, que você mantenha um vínculo, mas para que você seja o influenciador, que você não ‘dissolva’ nas práticas dele ou dela.
O versículo do texto mostra muito bem isso:
BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
 Paulo, enquanto perseguidor influenciava, e Cristãos eram mortos; enquanto servo de Deus, influenciava e vidas eram salvas. Ou seja, podemos influenciar para a vida ou para a morte. 
Não somos desse mundo, mas vivemos nele, mas não somos açúcar que se dissolve na água, mas somos o óleo (ungido), que vira e mexe mas suas propriedades se mantém, podendo ser definido de longe:
Aquele é óleo, aquele é Luz.
 Mantenha-se “óleo”, resplandeça sua Luz – Mt 5:16
Deixe seu comentário, ele é muito importante.
Por sercristaoemaravilhoso

Caráca! O que a minha turma vai pensar de mim?






Caráca! O que a minha turma vai pensar de mim?

Quando nós jovens se posicionamos contra a cultura secular, imediatamente as pressões de "amigos" não cristãos começam a existir. Como nós devemos agir? Você diz 'não' e explica a razão ou você sai sem expressar suas razões?

A dificuldade de marcar posição é que, na verdade, estamos buscando ser aceitos dentro do grupo no qual vivemos, e o fato de irmos contra esse grupo nos traz insegurança e medo. Somos pressionados a pensar, agir e falar como eles. Assim nos encontramos num beco sem saída, sem saber o que fazer. Lutar contra esses padrões não é nada fácil e exige coragem, ousadia e principalmente fé. Podemos destacar Daniel e perceber esse mesmo dilema na vida dele:
'Daniel, seus três amigos e outras milhares de pessoas foram deportados para uma terra distante longe de seu país. Ao chegarem se depararam com um rei egocêntrico e pura idolatria. Apesar das dificuldades, ele escolheu colocar sua fé em Deus e não levar em consideração as circunstâncias. Daniel sabia que Deus estava operando na vida dele através daquela situação.'
Voooltandoo...
Para tratarmos deste assunto, devemos relatar alguns dos muitos medos que surgem em nossa mente e que nos atormentam, mas com a ajuda de um super cara (Jesus \o/) iremos sair vitoriósos.

- O medo da rejeição:
Hum...complicado não?! Como saber que na hora que vou nadar contra a corrente, não vou ficar sozinho e isolado do grupo? Meus amigos ainda irão querer minha companhia? Será que vou ser daqueles que quando chega a rodinha se desfaz? Imagine então a vida de nosso amigo Daniel: deparou-se com uma terra estranhíssima, um rei lhe empondo ordens que se ele obedece-se iriam contra as ordens de Deus. Mas ele continuo firme nos caminhos do Pai porque sabiam que Deus tinha um propósito na vida dele. Em nenhum momento Daniel preocupou-se em ser rejeitado pelo rei, porque ele sabia que o Senhor não o rejeitaria. Obedecer a Deus nos dá direção e paz para ficarmos firmes, apesar das dificuldades que iremos encontrar. Não devemos concordar com ninguém que queira que desobedeçamos a Ele por medo deste nos rejeitar. A nossa primeira e principal preocupação deve ser não nos separarmos de Deus.

- O medo do ridículo:
Esse é o pior em!! O medo de 'pagar aquele mico'. Situação: " Afs, se eu disser que sou crente vão tirar maior sarro de mim" ; "Se eu disser que não vou ficar com ninguém porque não é algo muito certo vão rir na minha cara" ; " I agora, se eu disser que vou me guardar até o casamento vão me chamá de santinha, pois afinal de contas, imagem é tudo!!"
Veja o caso de Daniel: serviu por setenta anos em país estrangeiro que era hostil a Deus, e não estava preocupado se era ridículo ou não, desde que não comprometesse sua fé em Deus. Ele não deixava que suas característica distintivas se tornassem obscuras por causa da possibilidade de parecer ridículo. Daniel era persistente em suas orações, fervoros e totalmente desinteressado no que iam pensar dele. Devemos seguir o exemplo de Daniel.

- O medo da decepção:
" E se eu fico do lado de Deus e vou contra a minha turma,e de repente, Ele simplesmente me deixa na mão? Como fica a minha fé? ". Uma coisa podemos afirmar com toda certeza, Deus jamais nos deixaria: 'E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.' (Gen. 28:15). Usando nosso querido amigo Daniel como exemplo, vemos como Deus é fiel para com aqueles que também são fiéis a Ele,livrou Daniel da prisão, da cova dos leões e de inimigos que o odiavam, e com certeza fará a mesma coisa em nossas vidas. Mas é importante notar também que nossa conduta deve ser de obediência a Deus sem nos importarmos com as consequências; pois ainda surgirão muitas pessoas querendo saber que Deus é esse que você diz que serve, que te ouve quando você precisa, mas que também te diz não.

* Pergunta: Sua fé está preparada para receber um NÃO?

Portanto, é preciso dizer que os verdadeiros amigos, nos aceitam da maneira que somos, não fazendo nenhum tipo de exigência para que participemos do grupo. Outro fato pe que, quando você der uma opinião sobre qualquer coisa, sua posição deve ser assumida com segurança, nada de tremer na base viu.
' Andar contra os padrões deste mundo requer de cada um maturidade cristã e certeza de que Deus está sempre junto nos fortalecendo, para lidar com as rédias da vida.'

[Extraído da Revista Jovens: o desafio do mundo pós-moderno edição nº 1]

Os 10 mandamentos para uma verdadeira paz na família.

Hora da família: Os 10 mandamentos para uma verdadeira paz na família.


1. Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando o próximo como a si mesmo...
2. Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor...
3. Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família,pois a criança aprende brincando, e a diversão aproxima as pessoas...
4. Eduque se filho através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater...
5. Participe com sua família da vida da comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivem a violência...
6. Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo...
7. Divida seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para dizer...
8. Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo...
9. Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser...
10. Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar..

por  sercristaoeloucura

MEDO


Hoje por diversos momentos está em minha mente essa frase, não sei porque, ou para que mas  uma vozinha disse:

"CORAGEM, ENFRENTE SEU MEDO, SÓ ASSIM VOCÊ VAI VENCÊ-LO, NÃO EXISTE OUTRA MANEIRA"

Não sei se é uma reflexão para mim mesma ou se é para você que está lendo esse post nesse momento.

Eu me vejo hoje uma pessoa mais forte, não por que não tenho medos, tive e tenho muitos, mais pela força de enfrentá-los e foi somente assim que venci muitos deles (dirigir acho que foi o maior deles ). 

As pessoas não são mais corajosas que outras, elas tem atitude e maior vontade de vencer aquele medo, e só assim que irá vencer este e se tornar cada vez mais confiante para vencer os milhares de outros que estão por vir, e virão. so e pensamentos de que os outros vão falar se você errar, se  falhar, a possibilidade de falhar existe sim, mais sempre há uma nova chance de se aprimorar com aquela falha e assim tentar novamente. 
Também acho que ninguém é incapaz de fazer qualquer coisa que deseja, se realmente está no seu coração, na sua vontade, um exemplo disso são os deficientes físicos que superam todas as suas dificuldades e medos e mesmo com menores oportunidades conseguem fazer tudo o que os mais privilegiados em questão física ou financeira fazem, de igual para igual ou até mesmo, melhor ainda!!

O sucesso está na garra e atitude e não ficar medindo deficiências, oportunidades e escassez, se achando vitima de uma situação, quando na verdade não é, ou chamar de medo sua falta de vontade e ação. 

O medo anda de mãos dadas com orgulho, é o receio do fracas
#Prontofalei!

Um abraço carinhoso.

Por Rosa branca

O medo - a Bíblia afirma que o medo produz tormento

O medo - a Bíblia afirma que o medo produz tormento (1 João 4.18), e é justamente por esse caminho que o diabo tem provocado verdadeiras catástrofes no seio da Igreja do Senhor Jesus. Jó confessou: "Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece." (Jó 3.25).
Da mesma forma pela qual a fé é uma arma poderosíssima para construir, também o medo o é para destruir;
assim como a fé é um sintoma do sucesso, o medo é do fracasso.
O medo é uma forte manifestação de fé negativa. A pessoa tem medo pela certeza de que seus receios se tornarão realidade. Isso é fé, embora num sentido totalmente contrário à fé cristã. Da mesma forma pela qual Deus, através do Seu Espírito, alimenta a fé cristã no seguidor do Seu Filho, também o
diabo, através dos seus espíritos imundos e enganadores, alimenta a fé negativa ou o medo no coração daqueles que têm rejeitado a genuína fé cristã.
O diabo usou o apóstolo Pedro para falar com o Senhor Jesus e tentar dissuadi-Lo dos Seus objetivos. Da mesma forma, tem falado bem alto conosco para nos precipitarmos e tomarmos decisões erradas; e não apenas isso, porém muito mais, no sentido de nos amedrontar e assim nos enfraquecer. Quantas vezes somos levados a temer, quer pelas circunstâncias, quer por palavras diabolicamente inspiradas e proferidas por pessoas que mais consideramos?Nesse aspecto, é preciso ter muito cuidado, porque o diabo não vai usar pessoas às quais não damos crédito; ao contrário, usará aquelas mais chegadas a nós, quem tanto amamos e confiamos. Por isso, é preciso estar alerta o tempo todo, para não permitir que o medo ou o receio nasça dentro dos nossos corações, produzindo o tormento e a morte.
O cristão não pode e não deve temer nada, muito menos a morte, pois ela já foi vencida! Aquele que venceu a morte a transformou em porta de entrada para a Sua glória. Para nós, que n'Ele cremos, a morte é também a porta de entrada para a nossa glória eterna com Ele.
Todo e qualquer sintoma de medo provém de Satanás. A atitude a ser tomada imediatamente deve ser de total e completa coragem de resistir, em nome do Senhor Jesus.

Por amigos da niversal

O PERDÃO LIBERTA






O que é o Perdão?
A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro. Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual. Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12). Uma pessoa se torna devedora quando transgride a lei de Deus (1 João 3:4). Cada pessoa que peca precisa suportar a culpa de sua própria transgressão (Ezequiel 18:4,20) e o justo castigo do pecado resultante (Romanos 6:23). Ele ocupa a posição de pecador aos olhos de Deus e perde sua comunhão com Deus (Isaías 59:1-2; 1 João 1:5-7).
A boa nova do evangelho é que Jesus pagou o preço por nossos pecados com sua morte na cruz. Quando aceitamos o convite para a salvação através de nossa obediência aos mandamentos de Deus, ele aceita a morte de Jesus como o pagamento de nossos pecados e nos livra da culpa por nossas transgressões. Não ficamos mais na posição de infratores da lei ou devedores diante de Deus. Somos perdoados!
O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado, liberta-o da culpa pelo pecado. Este é o sentido pelo qual Deus “esquece” quando perdoa (Hebreus 8:12). Não que a memória de Deus seja fraca. Por exemplo, Deus lembrou-se do pecado de Davi a respeito de Bate-Seba e Urias muito tempo depois que Davi tinha sido perdoado (2 Samuel 12:13; 1 Reis 15:5). Ele liberta a pessoa perdoada da dívida do seu pecado, isto é, cessa de imputar a culpa desse pecado à pessoa perdoada (veja Romanos 4:7-8).

    O Que Significa Perdoar?

José tinha apenas dezessete anos quando seus irmãos, friamente, venderam-no para a escravidão. Separado de sua família e do seu país, ele atingiu a posição de supervisor da casa de Potifar, seu senhor egípcio. Mas o desastre atingiu-o novamente. Ele recusou os avanços sexuais da esposa de Potifar e ela acusou-o falsamente de assediá-la. Ele foi posto na prisão, onde, mais uma vez, o Senhor estava com ele e se tornou o supervisor dos outros prisioneiros. José permaneceu nessa prisão pelo menos durante dois anos (Gênesis 37; 39).
Faraó, rei do Egito, teve um sonho e desejava sua interpretação. José foi capaz, pelo poder de Deus, de interpretar o sonho de Faraó e foi exaltado a uma posição de poder próxima à do próprio Faraó. Este fê-lo encarregado da armazenagem e da distribuição dos cereais em toda a terra do Egito. Foi depois disto que os irmãos de José vieram ao Egito para comprar cereais. Estava dentro do poder de José tomar vingança contra aqueles que tinham pecado contra ele tantos anos atrás. Contudo, a Bíblia nos conta que José experimentou seus irmãos e, tendo visto o arrependimento deles, recebeu-os com lágrimas e afeto (Gênesis 45:1-15). Ele os tinha perdoado por seu pecado.
Muitas pessoas não perdoariam, como José o fez. Não é fácil, freqüentemente, perdoar, e quanto maior a intimidade que temos com aquele que peca contra nós, mais difícil é perdoá-lo. As Escrituras nos ensinam, contudo, que a má vontade em perdoar os outros nos retira o perdão divino. Jesus ensinou: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15). Desde que todos os indivíduos responsáveis diante de Deus necessitam de perdão, é portanto indispensável que entendamos e pratiquemos o perdão.



O Perdão é Condicional
É importante entender que o perdão de Deus é condicional. Deus perdoa livremente no sentido que ele não exige a morte do pecador que responde a seu convite de salvação, permitindo que a morte de Jesus pague a pena por seus pecados. Contudo, Deus exige fé, arrependimento, confissão de fé e batismo como condições para o perdão do pecador estranho (Marcos 16:16; Atos 2:37-38; 8:35-38; Romanos 10:9-10). O perdão é também condicional para o cristão que peca. O arrependimento, a mudança de pensamento, precisam ocorrer antes que o perdão divino seja estendido (Atos 8:22). Deus nos chama a perdoar assim como ele perdoa. Quando alguém peca contra mim, ele se torna um transgressor da lei de Cristo. Eu o considero um pecador. Se ele se arrepende e pede para ser perdoado, eu tenho que perdoá-lo, isto é, libertá-lo de sua culpa como transgressor. Quando eu o perdoo, não o considero mais um pecador. Posso não ser literalmente capaz de esquecer o pecado que ele cometeu mais do que Deus literalmente "esquece" nossos pecados, mas preciso deixar de atribuir a ele a culpa pelo seu pecado. Deste modo, eu o liberto de sua "dívida"”
E se o pecador não se arrepender? Tenho que perdoar aquele que peca contra mim, mas não se arrepende? Talvez esta pergunta seja melhor respondida pelas palavras de Jesus: "Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe" (Lucas 17:3-4). Jesus indicou que o perdão deveria ser estendido quando o pecador se arrepende e confessa seu pecado. Precisamos também lembrar que Deus sempre exige arrependimento como condição de divino perdão. Deus não exige de nós o que ele mesmo não está querendo fazer.


Perdão Não É . . .
De fato, se libertamos o pecador de sua culpa sem arrependimento, encorajamo-lo a continuar em seus modos destruidores. O perdão não é a desculpa pelo pecado. Algumas pessoas "esquecem," isto é, ignoram os pecados cometidos contra elas porque têm medo de enfrentar o pecador. Entretanto a Bíblia é bem explícita sobre o curso da ação a ser seguida quando um irmão peca contra mim (Lucas 17:3; Mateus 18:15-17). O perdão fala de misericórdia, mas não deverá ser confundido com a tolerância e permissão do pecado. O Senhor perdoará ou punirá o pecador, dependendo da reação do pecador ao evangelho, mas ele não tolera a iniquidade.
A Bíblia ensina que o direito de vingança pertence ao Senhor (Romanos 12:17-21). O perdão, contudo, não é simplesmente uma recusa a tirar vingança. Algumas vezes a pessoa ofendida abstém-se de responder ao mal com o mal, mas não está querendo libertar o pecador de sua condição de transgressor mesmo quando o pecador se arrepende. A pessoa contra quem se pecou pode querer usar o pecado como um cacete para castigar o pecador, mencionando-o de vez em quando para vergonha do pecador. Se perdoo meu irmão, tenho que "esquecer" seu pecado no sentido que não mais o atribuo a ele.
O perdão não é a remoção das consequências temporais de nosso pecado. O homem que assassina outro pode arrepender-se e procurar o perdão, mas ainda assim sofrerá o castigo temporal da lei humana. Mesmo se perdoado, pode ter que passar o resto de sua vida na prisão. O perdão remove as consequências eternas do pecado!
Como Posso Perdoar?
O pecado danifica as relações entre as pessoas como prejudica nossa relação com nosso Criador. A pessoa contra quem se pecou frequentemente se sente ferida, talvez irada pela injustiça do pecado cometido. O perdão é necessário para a cura espiritual da relação, mas precisamos preparar nossos corações para perdoar. Precisamos aceitar a injustiça do ferimento, a deslealdade do pecado, e ficarmos prontos para perdoar (observe os exemplos de Jesus e Estevão; Lucas 23:34; Atos 7:60). Mesmo se o pecador se recusar a se arrepender, não podemos continuar a nutrir a raiva, ou ela se tornará em ódio e amargura (veja Efésios 4:26-27,31-32). Ainda que o pecador possa manter sua posição como transgressor por causa de sua recusa a se arrepender, seu pecado não deverá dominar meu estado emocional.
E se o pecador se arrepender? Como posso aprender a perdoar? Jesus contou uma parábola sobre um servo que devia uma quantia enorme (10.000 talentos) ao seu rei (Mateus 18:23-35). Ele era incapaz de pagar a dívida e implorou ao rei por compaixão. O rei perdoou-o por sua enorme dívida, mas este servo prontamente saiu e encontrou um dos seus companheiros servos que devia a ele uma quantia relativamente pequena e exigiu pagamento, agarrando-o pelo pescoço. Ainda que o companheiro de servidão implorasse por compaixão, o credor entregou-o à prisão. Quando o rei foi informado dos atos de seu servo incompassivo, irou-se e reprovou este servo, entregando-o aos torturadores até que ele pagasse totalmente sua dívida. É claro que estamos representados na parábola pelo servo que tinha uma dívida enorme. Não há comparação entre as ofensas que temos cometido contra Deus e aquelas que têm sido cometidas contra nós. Jesus observou que, justo como no caso do servo não misericordioso, o Pai não nos perdoará por nossas infraçõe se não perdoarmos nossos companheiros (18:35; veja também Mateus 5:7).
Para nos prepararmos para perdoar, precisamos lembrar que nós mesmos somos pecadores e necessitados do perdão divino (Romanos 3:23). No caso do cristão, Deus já lhe perdoou uma imensa dívida no momento do batismo. Quando nos lembramos da grandeza da dívida que Deus quer nos perdoar, certamente podemos perdoar aqueles que nos devem muito menos em comparação (Efésios 4:32; Colossenses 3:13).
por Allen Dvorak